domingo, 21 de outubro de 2012

As caracteristicas do líder cristão

Ser um líder cristão dentro da obra do Senhor é um privilégio concedido por Deus. Esta função não deve ser considerada por quem possui apenas como status ou como superioridade em relação aos outros, mas como uma benção que o Senhor nos confiou para usarmos em benefício de sua igreja. Seja qual for o tipo de liderança na obra de Deus, o líder deve ter algumas das seguintes características:

- MODO DE VIDA EXEMPLAR Em primeiro lugar, tem destaque o modo de vida do líder. O seu viver deve ser caracterizado por um caráter exemplar, irrepreensível, onde o seu comportamento venha servir de modelo para outros, na qual até os que não são cristãos venham notar a sua fidelidade a Deus (1 Tm 4:12). No seu cotidiano, o líder deve viver em santificação, dedicar-se em oração, meditar na Palavra de Deus, aproximando-se cada vez mais do Senhor (Cl 3:1-2). O importante é que a fidelidade do líder a Deus não venha ficar só em palavras, mas venham ser demonstradas em atos.

- SER HUMILDE A humildade do líder primeiro tem que ser com Deus (Tg 4:10), e depois com os seus semelhantes (Fp 2:3). Somente os humildes conseguem se humilhar na presença do Senhor e reconhecem que precisam do seu próximo. A Bíblia diz que o Senhor concede a Sua graça aos humildes, mas aos soberbos Ele resiste (1 Pe 5:5-7). O líder deve reconhecer em si se ele é ou não capaz de fazer algum ato na obra do Senhor, pois muitos considerando capazes sem serem, acabaram assumindo responsabilidades e trouxeram problemas em suas realizações. Se não estiver preparado para algo, o servo de Deus deve ser humilde para reconhecer isso e, se possível, se capacitar para fazer o melhor para Deus.

- SER RESPONSÁVEL, ou seja, cumprir da melhor maneira o que o Senhor confiou em suas mãos, não deixando a preguiça e o relaxo dominarem o seu ministério (Jr 48:10 ARA), mas sim ter zelo em sua liderança, consciente de que um dia ao Senhor terá que prestar contas (Ap 22:12).

- TER NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO Todo líder de alguma forma é um administrador. O líder deve manter organizado o seu departamento, cumprindo e deixando em ordem as suas responsabilidades. Uma atitude errada, por mínima que seja, pode trazer graves prejuízos para o departamento e, além disso, ainda pode danificar a imagem do líder.

- ZELAR PELA DOUTRINA Esta responsabilidade deve ser cumprida não só pela liderança, mas sim por todos os cristãos. Como devemos cuidar da doutrina (1 Tm 4:16)? Não permitindo que heresias façam morada dentro de nossas igrejas. Infelizmente, devido o desprezo ao ensino e ao estudo da Palavra de Deus, muitos cristãos tem divulgado, principalmente através de pregações, modismos contrários à sã doutrina. E devido alguns dentre nós serem imaturos tanto ministerialmente como espiritualmente (é triste saber que existe até líderes imaturos), eles acabam aceitando as mentiras como se fossem verdades. Na realidade deveriam fazer como os crentes de Beréia (At 17:11), mas o que tem acontecido é o contrário, pois muitos tem sido levado por todo vento de doutrina (Ef 4:11-16), não tendo estrutura firme em sua caminhada cristã. Portanto, o líder deve ter uma posição firme, aceitando o certo e descartando o que é errado. Não devemos aceitar em nosso meio modismos como a confissão positiva, a teologia da prosperidade, a maldição hereditária, a autoajuda evangélica e tantas outras heresias que corrompem o verdadeiro evangelho. Devemos rejeitar todo tipo de ecumenismo, sincretismo, superstição, filosofias antibíblicas e tantas coisas mais que colocam em risco a ortodoxia doutrinária. O líder cristão deve fazer da Bíblia o seu manual ministerial, não desviando dos princípios que ela contém.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS IRMÃO RAFAEL, QUE O SENHOR JESUS TE ABENÇOE RICAMENTE. FOI MUITO BEM PROVEITOSO. ESTOU APROVEITANDO PARA PASSAR ALGUMAS COISAS PARA OS IRMÃO COLABORADORES DA OBRA DO SENHOR.
JOSÉ FERREIRA

Elias Pansani disse...

Irmão Rafael que Deus continue te abençoando e cada dia mais te dando sabedoria para ministrar a palavra de Deus e ensinar a igreja que tanto necessita de ensino,vemos nestes ultimos dias a Igreja do Senhor sendo tomadas por tantos movimentos pregando tantas Heresias, que infelizmente o povo por não ter conhecimento acaba sendo envolvido por estes pregadores. que Deus te abençoe. A Paz do Senhor. meu nome e Elias Pansani, sou Evangelista, congrego em Limeira no ministerio de Madureira, meu e-mail, eliaspansani@gmail.com