terça-feira, 7 de setembro de 2010

Doutrina Bíblica n° 1: A Santíssima Trindade

A partir de hoje, estaremos falando neste blog sobre as principais doutrinas bíblicas, da qual nós não devemos desviar (2 Jo v 9). A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, mas infelizmente, muitos não têm dado valor à leitura e ao estudo sistemático da Palavra de Deus, e devido a esta atitude, tem entrado dentro de nossas igrejas muitas heresias distorcendo nossas crenças (Mt 22:29). Enquanto as heresias deveriam fazer parte somente dos movimentos sectários, ela tem entrado dentro das igrejas evangélicas, pelo fato de muitos membros, obreiros e líderes não terem um conhecimento necessário das Escrituras e de suas principais doutrinas. Iremos hoje analisar uma doutrina que muitos tem distorcido: A Trindade.

A TRINDADE

A crença na Trindade se resume em três pessoas distintas, mas um só Deus, Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Não existe a palavra Trindade na Bíblia, mas a sua idéia sim. A palavra Trindade surgiu com Tertuliano por volta do 2°/3° século d.C. Vejamos algumas passagens que falam claramente sobre a Trindade.

"Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, de quem me agrado."

Mateus 3:16-17 NVI

Nesta passagem nós vemos o Filho sendo batizado, o Espírito Santo descendo em forma corpórea de uma pomba e o Pai no céu falando. Veja: três pessoas distintas, mas um só Deus. Estas passagens também nos mostram sobre a Trindade.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco."
João 14:16 ARA
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."
2 Coríntios 13:13 ARA

Existem doutrinas errôneas que mudam a forma da Trindade na qual nós não devemos considerar. Algumas delas são:

Unicismo Doutrina que crê que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma única pessoa e o mesmo Deus. Que é o mesmo Deus está certo, mas nós já vimos nas passagens bíblicas anteriores como pessoas distintas.

Triteísmo Doutrina que crê que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas distintas e três deuses. A Bíblia diz que existe um só Senhor, um só Deus (Ef 4:5).

Portanto, defendamos a doutrina da Trindade, a verdadeira doutrina (1 Tm 4:16), e não nos conformemos com ensinos contrários a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: