quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Salvação e Doutrina


"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes."

1 Timóteo 4:16 ARA

Conselho importante que o apóstolo Paulo passou para o jovem pastor Timóteo, que é muito necessário nos dias atuais.

1 Tem cuidado de ti mesmo, ou seja, cuidar da nossa salvação. Mas como? Primeiro: sermos santos (1 Pe 1:16). Santo significa "separado" do mundo e do pecado, ou seja, não permitir que as idéias contrárias à vontade de Deus e as práticas ilícitas deste século venham dominar nossas vidas, através dos pensamentos e atos. Pois, se permitirmos estas coisas nos atingirem, Deus não estará presente em nossas vidas (1 Jo 2:15-17,Tg 4:4). Nós devemos também crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pe 3:18), para termos maturidade espiritual, e isso adquirimos através de uma vida de oração, jejum, consagração e estudo sistemático da Palavra de Deus.

2 Cuidar da doutrina, ou seja, zelar pela ortodoxia bíblica, pela sã doutrina, pelo que a Bíblia diz (Tt 2:1). Toda igreja que não valoriza o ensino e a pregação expositiva da Palavra de Deus é alvo fácil de heresias e "maus costumes". Por isso que, infelizmente, muitos cristãos estão dentro das igrejas e não passam de "meninos e pessoas levadas ao redor por todo vento de doutrina" (Ef 4:14). Por isso devemos cuidar da doutrina, pois através do ensino, crescemos na sabedoria e na prudência, e através da pregação cristocêntrica recebemos fé (Rm 10:17). Se cuidarmos da nossa salvação e da doutrina, iremos trazer benefícios a nós e a igreja de Cristo.

Nenhum comentário: